quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As Maravilhas do Emprego Precário (AXES MARKET/INTERNATIONAL MKT) Parte IV

Caros "blogonautas",

só para informar que o Marco Mendes se anda a mexer para fazer chegar esta vergonha aos meios de comunicação social!!!

A missa ainda vai no adro! Não descansarei enquanto não divulgar esta vil exploração às Massas!

Por um Portugal com trabalho digno.Cumpramos as obrigações por nós assumidas junto da OIT. Vivemos numa Europa que se quer respeitadora da Declaração dos Direitos Universais do Homem e o Direito a um Trabalho digno é uma das facetas desse Documento, mais poderia apontar, mas não vos canso com legislação!

Espalhem a palavra e os textos publicados. Se tiverem amigos ou conhecidos em meios de comunicação social ajudem-me. É uma causa que é transversal a todos nós. Se me quiserem contactar o meu n.º de Telemóvel está na assinatura dos meus Posts!

NÂO QUEREMOS EXPLORAÇÃO EM PORTUGAL.

Um bem haja,

Marco Mendes
966563662


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Filhas da putice



Há muita matéria na qual discordo de quem nos governa, mas cuja posição oposta à minha respeito como uma, fundamental, diría, divergência de opiniões resultantes de maneiras diferentes de ver e entender o mundo. Como tal aceito como discutível, por exemplo, a necessidade ou não de existência de um "Estado Social". O que já me causa muita dificuldade em aceitar, para ser suave nos termos, é o completo travestismo do conceito, passando-se de "Estado Social" a "Estado assistêncialista". Uma espécie de caridade de Estado, na qual os pobrezinhos, coitadinhos, fazem fila para agradecer, humildemente, como convém, a dádiva de umas migalhinhas que nos sobraram dos despojos da estroina colectiva. É a ponta mais visível de um "racismo social" odioso que, se não for travado a tempo, muito dano pode causar. Como no caso do que se quer fazer no SNS e do que se anunciou agora no caso dos transportes públicos, onde quem quiser beneficiar das migalhinhas que restam, além de ser pobre, tem que passar atestado de pobreza. Não falo dos princípios de equidade que não tem nada que ver com a diferenciação de tarifas, mas sim com o sistema fiscal; não falo da eficiência económica da provisão universal destes dois serviços, por via das externalidades que geram, nem sequer da estupidez burocrática dos custos administrativos que geram. Limito-me a falar da filha da putice de quem estigmatiza quem já é estigmatizado, de quem obriga quem é pobre a revelar a sua condição a prestadores de serviços, a vizinhos na bicha p'ro passe na tabacaria do bairro, emfim, na humilhação de quem já, muitas vezes, come o pão que o diabo amassou.




No filme Inglourious Basterds o tenente Aldo Raine marcava os Nazis que deixava escapar para darem aviso aos seus camaradas das actividades dos "Basterds" com uma suástica na testa, por forma a mais tarde sofrerem o castigo devido. O ministro da mota quiçá devesse adoptar um procedimento semelhante com os pobres deste país. Poupava-se muito custozinho administrativo ao Estado e poupava-se a maçada ao cidadão de ter que andar com a nota de liquidação do IRS no bolso. Assim como Simplex Pobertanex.







JA de VCG e S.

As Maravilhas do Emprego Precário (AXES MARKET/INTERNATIONAL MKT) Parte III

Segue a minha resposta para a Empregos Online,

considerem que este mail seguiu com CC/ da ACT e da International Marketing, esta última até à data nada me comunicou, a não ser um mail para remarcar a entrevista que não compareci. O primeiro mail que enviei o Director dei a resposta que postei e comentei na Parte II desta aventura.

"Estimada Rita Peixoto,

agradecido pela resposta expedita.

Ainda assim não retiro uma linha do que disse! Sabemos bem como funcionam as Empresas que se direccionam para o Mercado da Força de Vendas. A exposição que fiz à vossa empresa seguiu para a ACT como reparou e para o vosso parceiro comercial. Que até à data não me enviou um e-mail a explicar a veracidade dos relatos de inúmeras pessoas que passaram pelos processos de Recrutamento de uma Empresa que actua de uma forma ziguezagueante, mudando de nome, de instalações, mantendo somente os n.ºs de contacto 218885478 ou 914552508.

A Rita acha que isto são práticas de uma Empresa fidedigna e respeitadora do Enquadramento Legal vigente em Portugal. Aconselho que olhe mais para as calendas do Direito Comercial, Direito do Trabalho. Não me rogo detentor de verdades absolutas, mas as práticas destes Senhores são muito duvidosas. E eu em 2005 cai neste esquema! Montam Empresas cujo os nomes alteram a bel-prazer porque o dano de imagem que lhes é infligido pelas suas práticas é tão rápido que não tem remédio senão camuflarem as suas actividades comerciais sobre a égide de outras nomenclaturas.

O meu intuito não de modo algum lesar a Empregos Online, serviços que utilizo com muita regularidade e cuja funcionalidade louvei logo no primeiro mail que vos remeti. Peço que tenham consideração por as centenas de pessoas que se socorrem diariamente dos vossos Serviços para encontrarem um Trabalho digno, pago de forma justa e pautado pelas regras do nosso Código de Trabalho.

O meu intuito é somente esse, não tenho qualquer pretensão em manchar o nome da Vossa Empresa.

Os meus cordiais cumprimentos,

Marco Mendes
Tlm:966563662



P.S: Toda a informação veiculada está a ser divulgada na Blogoesfera e nas redes sociais, porque acho que é meu dever fazer chegar esta situação ao maior n.º de pessoas"

1) A Empregos Online já recebeu a minha resposta, sempre acompanhada do meu contacto directo;
2) A ACT tem sido um interlocutor sempre considerado nos mails que remeti;
3) A International MKT não me contactou e respondeu da forma que podem constatar e que inclusive comentei na Parte II.

Cumprimentos,

Marco Mendes

As Maravilhas do Emprego Precário (AXES MARKET/INTERNATIONAL MKT) Parte II

Novo Post com desenvolvimentos:

Resposta da Rita Peixoto- Empregos Online- com base num testemunho escrito de Christopher Grizzard
Owner; International Marketing.


Boa tarde,

Segue a explicação do sucedido pela parte do cliente:

"Those blogs and complaints are from our competitors, currently we are having our lawyers in conversations with blogs administrators to remove defamatory posts contained therein and have already had one removed, without need of court proceedings (which clearly shows the illegality of those posts) . They do not reflect genuine concerns from the public but rather an intentional effort from our competitors to damage our business, hence their anonymous nature.

We do conduct interviews on a regular basis, also we conduct a second round interview where a candidate has the option to observe first hand the actual work that we do, so that we are as transparent as possible, and all candidates sign a form acknowledging these facts.

In addition to our legal procedures, we will immediately implement an internal enquiry to ensure all proceedings related with our operation (interviews, contacts with the public, etc) are made with the dignity that an organization like our's demands.

Please understand that internet blogs are not necessarily the best source of reliable information. We work with some of the largest companies in Portugal and obviously if we were operating in an illegal or unethical fashion then those companies would not continue to rely on us for their marketing and sales services. Internet blogs can be created or commented on in an anomoyous nature and by people who have little or no real information or facts, by people who are commenting because they are our competitors, and can be done in a way where there is no requirement of accountability and/or no process to verify the legitimacy of the comments before they are published. Many if not all of the comments on those blogs are factually inaccurate and in breach of Portuguese defamation laws, which is why we are proceeding with the help of our Legal staff. Any candidates currenty searching for jobs online should beware of blogs like this, there are also blogs on the internet which claim that large and respected companies like Starbucks and Microsoft are involved in illegal or unethical practices, which clearly is not true, and should not influence a job seekers impression of a Company.

As for my company, I am more than willing to personally sit down with any candidates who have questions or concerns about my company and how it operates, which I think clearly indicates how transparent and ethical we are as a company. Not many companies offer the opportunity for concerned citizens to sit down with the Owner/CEO for the sake of transparency, but we do, so please communicate that message to any of your users who would like to take that opportunity."

Ponto de Situação:

1: A Empregos Online responde-me por mail, tendo os meus contactos telefónicos directos. Resposta Parcial e sem se pronunciar sobre o seu Parceiro Comercial( Pagante do Tributo);

2- A International Marketing enviou-me mail para remarcar uma entrevista, e escuda-se nos persecutórios concorrentes ( BUUU a Concorrência mina a nossa Empresa, Mercado Livre Get used to it)para justificar os inúmeros testemunhos publicados no Blogue Precários inflexíveis( uma certa esquerda quer minar o nosso "lícito" esquema de enriquecimento à conta da exploração laboral)
2a) Tem os meus contactos de mail e telefone! Acham que me ligaram?

Um bem haja.

Marco Mendes


As Maravilhas das Fidelidades Maçónicas na AR e nas Secretas

Caso pode ter tido origem em “pessoas fora do sistema”

O presidente do CFSIRP garantiu nunca ter suspeitado de um caso semelhante, justificando que “não era previsível que uma acção destas fosse desenvolvida” e disse acreditar que “as notícias tenham origem fora do sistema”, sendo que isso significa que “não é o Sistema de Informações que originou ou conseguiu esta listagem”, mas sim “pessoas fora do sistema”, o que “não responsabiliza o Sistema de Informações da República”.

Quanto à possibilidade de uma situação como a que foi revelado pelo Expresso ser prevenida, Marques Júnior lembrou que o Conselho de Fiscalização tem “milhões de informações” que estão disponíveis para controlo. “Fazemos, às vezes, uma fiscalização por amostragem. É possível eventualmente verificar alguma situação no sistema, mas o sistema está montado de tal maneira que tem uma rede interna, onde são produzidas as informações, que é inviolável e alguém que entre ou saia fica registado”, afirmou.

O responsável admitiu que “eventualmente” podem ser detectadas acções ilegais do sistema, mas sublinhou que “são tantas as notícias e tantos os documentos que é absolutamente impossível detectar todas as informações”.

Sobre a vontade já expressa pelo PCP de extinção do CFSIRP, alegando que o modelo de fiscalização não existe, Marques Júnior disse que essa é uma questão que o preocupa, mas afirmou estar de “consciência absolutamente tranquila”, justificando que “nenhum conselho consegue garantir que um sistema de informações que trabalha milhões de documentos durante o ano consegue em relação a todos ter uma posição assumida de que não há nenhuma violação”.

in. Público online, dia 30.08.2011.

Presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República Portuguesa eleito pela Assembleia da República;

Membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.

Mais info. sobre o Distinto Parlamentar em : http://www.cfsirp.pt/pt/membros/membros-actuais/antonio-alves-marques-junior;


NÃO NOTOU! Coitadinho anda a dormir no Parlamento! Pagamos o salário dele dos nossos impostos para ele andar a dar guaridas aos "xuxas" desavindos e pistoleiros.

Sinceramente!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As Maravilhas do Emprego Precário (AXES MARKET/INTERNATIONAL MKT)

Há sol em Lisboa,há precariedade em Lisboa, mais valia chuva em Lisboa e Sol em Cracóvia!

Hoje resolvi partilhar com os "Blogonautas" uma experiência que a mim me está a dar imenso gosto. Cascar em Empresas que vendem ilusões a quem as procura! Que recorrem a expedientes menosprezáveis para iludir cidadãos que querem e desejam trabalhar condignamente! Estes Senhores: A Barcelos e Fonseca dedicam-se à Força de Vendas, na sua maioria para Empresas conhecidas da nossa Praça, que na volta nem imaginam os meandros de que a BF se socorre para "chular" as pessoas que "recruta"/engana.
Tudo um esquema bem montado para encher uns quantos Senhores que fazem vida destas pirâmides há anos a fio, socorrendo-se dos mais diversos expedientes, camuflagens, nomes pomposos para Empresas que funcionam como as de vão de escada! Enfim, fica o testemunho! E para aqueles menos atentos reparem que:

1- Confrontei a Empresa International Marketing sobre a fidedignidade dos relatos de ex-empregados, ate ao momento aguardo contacto;
2- Que os mails que enviei foram com o devido Conhecimento da ACT;
3- Confontei a Empresa que divulga estas vilezas On-line, mediante a retribuição de um determinado SOLDO! Também aguardo resposta!

Pugnemos por trabalho sério, por Empresas pautadas pela Ética e respeito pelos valores do trabalho!

Um Bem haja a todos,

Marco Mendes.


"Para: comercial@empregosonline.pt, ACT, coimbra.mail@act.gov.pt, santarem.mail@act.gov.pt
Ao cuidado do Dir. Comercial/ Responsável pela Gestão de Parcerias com clientes,

Boa tarde, o meu nome é Marco José Valente Mendes e venho por este meio solicitar alguns esclarecimentos a respeito do vosso envolvimento com a Empresa Internacional Marketing.

Trato-me de um entre os milhares de utilizadores do vosso formidável Portal de Emprego, que muito louvo pela qualidade funcional, panóplia de oferta e da óptima gestão de parcerias com Empresas Líder nos sectores onde actuam, porém muito me entristece ver a vossa "brand" associada a uma empresa que se pauta por um obscurantismo e práticas pouco éticas nos dias em que correm. Solicito para comprovarem as minhas palavras que passem os olhos pelos testemunhos presentes nos links abaixo apontados.

Eu não fui vítima dessa empresa, que por força das práticas pouco claras e um postura de contorcionismo mercantil, vai mudando de nome, de local de operações, qual camaleão. Acham de vosso interesse manter uma empresa com ligações ao Grupo Barcelos e Fonseca que sempre pautou a sua actuação por práticas de recrutamento pouco claras, por vínculos contratuais pautados pela precariedade, entre outras atitudes pouco dignas de uma Empresa a actuar em território Português.

Deixo à vossa Consideração os testemunhos presentes nas hiperligações em causa.

Prestem um serviço a comunidade que servem e rasguem os contratos que vos unem a esta International Marketing, ou quiçá, Axes Market, entre outros!

A aguardar comunicação vossa,

Os meus cordiais cumprimentos,

Marco Mendes
TLM:966563662

From: santarem.mail@act.gov.pt
To: coimbra.mail@act.gov.pt
CC: v_mendes84@msn.com
Date: Mon, 29 Aug 2011 12:18:40 +0100
Subject: FW: Confirmação de Entrevista


De: Marco Mendes [v_mendes84@msn.com]
Enviado: segunda-feira, 29 de Agosto de 2011 10:42
Para: internationalmarketing
Cc: ACT - Centro Local da Lezíria e Médio Tejo
Assunto: RE: Confirmação de Entrevista

Bom dia Estimada Ana Santos,

envio o mail para lhe solicitar alguns esclarecimentos a respeito de informação que fui recolhendo online a respeito da actividade da vossa empresa.

Se possível que alguém com responsabilidades executivas comentasse estes artigos que remeto em epigrafe:

http://www.precariosinflexiveis.org/2011/05/testemunho-axes-market.html;

http://community.justlanded.com/es/Espana/forum/CUIDADO-REY-KAIZEN

Ao conjunto de parca informação que remeto, aproveito para relembrar vossas Exa.s que a informação que encontrei online seguirá para a ACT para devida aferição da vossa actividade.

Relativamente à entrevista agendada para hoje poderão V.Exas desmarcá-la, posto que atendendo à natureza dos relatos encontrados não estou disposto a ser alvo de tais tropelias.

A menos que haja um contacto à minha pessoa de alguém com responsabilidades executivas, prestando-me devidos e claros esclarecimentos sobre o que encontrei relatado na blogoesfera.

Os meus cordiais cumprimentos,

Marco Mendes.

From: v_mendes84@msn.com
To: admin@internationalmarketingpt.com
Subject: RE: Confirmação de Entrevista
Date: Fri, 26 Aug 2011 18:13:07 +0000

Estimada Ana Santos,

tomei em devida consideração a informação que me fez chegar por este meio.

Estarei à hora acordada no local apontado para a Entrevista.

Qualquer questão que tenha não hesitarei em dispor.

Aproveito para lhe desejar um óptimo fim de semana.


Os meus cordiais cumprimentos,

Marco Mendes.



Date: Fri, 26 Aug 2011 18:31:15 +0100
From: admin@internationalmarketingpt.com
To: v_mendes84@msn.com
Subject: Confirmação de Entrevista


INTERNATIONAL MARKETING, LDA
Rua dos Fanqueiros, nº. 277, 2º. E.
1100-213 Lisboa
(Junto à Praça da Figueira)

http://Internationalmarketingportugal.com/



View Larger Map


Caro(a) Marco Mendes k,

A sua entrevista será no dia 29/08/2011 at 5:00 PM

A sua entrevista preliminar será com um dos membros da Direcção, que está animado em saber mais sobre si, bem como sua experiência profissional e os seus objectivos para o futuro.
Por favor, traga uma cópia do seu CV consigo para que este seja anexado à sua ficha e também para que o director o tenha durante a entrevista.

Nesta entrevista será dada informação mais detalhada de cada vaga em aberto na nossa empresa e os serviços que oferecemos aos nossos clientes.

Entendemos que nem todos os nossos candidatos tenham experiência no mundo dos negócios, no entanto é aconselhável que venha vestido de forma profissional. No caso de se atrasar ou por qualquer motivo não puder comparecer, agradecemos que nos informe. Vamos também fazer o nosso melhor para mantê-lo informado sobre qualquer alteração de última hora. As nossas entrevistas têm uma duração de 30 a 45 minutos, incluindo o tempo de espera.
Pode sempre contactar-nos através do email admin@internationalmarketingpt.com.

Contactos: 218885478 ou 914552508

Com os meus melhores cumprimentos,
Ana Santos
Departamento Administrativo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Victor Gaspar vulgo o ex-Tecnocrata de Bruxelas


"Vítor Gaspar, é agregado em Economia (Universidade Nova de Lisboa, 1992), doutorado em Economia (UNL, 1988), mestre em Economia (UNL, 1985) e licenciado em Economia (Faculdade de Ciências Humanas, UCP, 1982).

Entre outros, desempenhou os seguintes cargos: de Março de 2010 a Junho de 2011 foi Consultor no Banco de Portugal; de Janeiro 2007 a Fevereiro de 2010 foi Director do Gabinete de Conselheiros de Política Europeia da Comissão Europeia, em Bruxelas; de Setembro de 1998 a Dezembro de 2004 foi Director Geral de Estudos Económicos no Banco Central Europeu; de Outubro de 1994 a Setembro de 1998 foi Director do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal; de Janeiro de 1993 a Outubro de 1994 foi Consultor da Administração no Banco de Portugal; e foi Director do Departamento de Estudos Económicos no Ministério das Finanças no período de 1989 a 1992."

Fonte Oficial: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Governo/Perfis/Pages/VitorGaspar.aspx

Perguntarão vocês o porque desta citação tão extensa e ainda por cima a respeito de um Ministro da Res publica. Muito bem, passo a explicar. O Senhor em causa é detentor de um "Curricula" invejável quer técnica quer academicamente. Sim senhor e depois? Pois a questão é mesmo essa! Este senhor que saiu dos gabinetes onde a Burocracia Tecnocrática Europeia é diariamente lavrada mostra uma capacidade invulgar para tomar decisões sensatas!Mais "troikista que a Troika" disse o cassete Jerónimo -não simpatizo com o PCP e respectivo ideário- mas esmagar desta maneira com aumento de impostos doí e doí muito e sempre aos mesmos!

O Homem decide de uma penada onerar os Portugueses em dois bens que lhes são imprescindíveis: LUZ e GÁS. Como é sabido ninguém em seu perfeito juízo vai prescindir de ter luz nos seus lares ou Gás, portanto carregue-se no IVA! De 6% para 23%. Todos os Portugueses necessitam de luz para que possam ter uma vida minimamente condigna, por forma a garantir à sua prole a possibilidade de estudar à luz do candeeiro (talvez o intuito seja potenciar a venda de velas), grande parte dos lares precisa dessa mesma luz para aquecer as suas casas no Inverno ( as habitações em Portugal são todas óptimas no que ao aquecimento centralizado diz respeito). Estas e outras necessidades que poderia listar, mas cansaria quem vislumbra o Blogue.

Já o Gás: todos sabemos que todos os Portugueses podem comer duas a três vezes no Restaurante, no Snack Bar ou Pastelaria, portanto para estimular a Restauração vamos fazer com que os Portugueses cozinhem menos em casa para poupar na Factura do Gás e aumentar os proveitos no sector taxado a 13% de IVA, fica mais "baratinho" não fica senhor Ministro? Para não falar nos banhos. Sim porque a Higiene é um luxo só para alguns! Não basta toda a gama de Produtos de Higiene ser taxada a 23%, vamos também carregar no Gás com que aquecemos a água para nos lavarmos!Parece-me que os Balneários Públicos das Edilidades que os providenciam vão começar a ter filas intermináveis Senhor Ministro?!

Agora para ajudar ao ridículo desta tomada de posição vamos aguardar pela sua magnânima decisão no que respeita às Promoções Indevidas/Ilegais nas Forças de Segurança e Forças Armadas!? Também gostaria de saber para quando o Senhor vai pugnar para pôr cobro à vergonha dos Ajustes Directos dependentes, na maior parte das vezes, do vaticínio de um Presidente de Câmara ou Director Geral de um qualquer Instituto Público ou Empresa Municipal, na sua grande maioria falidas tecnicamente!

Assim vai o nosso Pobre País! A solução é sempre a mesma! Transferir o ónus de carregar os cofres do Estado com o aumento de receitas: reescalonamentos de Ivas, duplas tributações (I.A+IVA nos veículos), Impostos Especiais no Natal...sempre o Zé Povinho a levar porrada! E do lado da Despesa Senhor Ministro?!!!! Parece uma via de sentido único!

Sabemos que é capaz de Melhor! Mostre mais vitalidade em emagrecer a Máquina do Estado! Avance depressa com a extinção de organismos públicos, fundações e empresas municipais ruinosas! Generalize a contratação pública por via electrónica em canais online acessíveis a todos os comuns mortais e abertos ao escrutínio dos mesmos!

Coragem e sensatez é o que pedimos, ao invés de ficarmos desprovidos da mais comum das necessidades: cozinhar a nossa comida e andarmos "aseadinhos".

Muito mais haveria para dizer...mas fica para uma Próxima.

P.S: Sabemos que não é o Pai do Monstro, mas já que o adoptou tenha mais cuidado a tratar dos seus Padrinhos!

dias de seca

Depois de dias de chuva em que o Verão se intimidou perante a recuperação da economia e deixou as trevas pairar sobre nós, tal qual como a livre mão da economia paira, o Sol desperta e explode em calor por vezes abrasador.
Mas desta vez é tarde, demasiado tarde para recuperar, dizem-nos as nuvens que a miúde e sem medo vão continuando a palmilhar o céu da praia e do campo pedonante.
É ver e ouvir dias solarengos admitir que também eles são da chuva e do negrume, apesar de todo o seu resplendor, apesar do seu Amor(IM) ao dourado do sol. apetece-me dizer: viva o proletariado que enriquece e que se torna num comunista utópico em comunista efectivo e divide o lucro por igual entre si e mais ninguém.
A chuva de Março continua a deixar tudo pelo caminho, em especial a chuva de Março que em 2003 assolou a Mesopetâmia, que agora se repete entre o Mediterrâneo e o Sahara, passando por gasodutos e beduínos.
Parece que esse grande metereoligista que foi o Bismarck tinha razão. Por vezes dividir para reinar não serve, será melhor unificar para reinar.
Os Srs do ouro negro cada vez mais se concentram e monopolizam e por cá... por cá o unificação do esforço no proletário é palavra douta e dogmática.
Que venha o Renascimento e o Verão com ele, que de trevas está o povo farto.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

sábado, 20 de agosto de 2011

Águas de Março

Já não chove em Cracóvia, mas em Lisboa, por contraste cai uma carga diluviana e, janela aberta a deixar-me invadir pelo cheiro da terra prenha de chuva, deixo-me me levar por pensamentos melancólicos de fim de verão.


Até breve, 

JA de VCG e S

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pechinchas

As mulheres adoram Nós adoramos comprar roupa, mais a mais se for uma pechincha. Encher os armários de casa com trapinhos de meia-dúzia de euros. Gasta-se pouco e anda-se mais feliz e melhor enfarpelado. Acontece que se gastamos pouco e se o dono da loja não anda de 4L, o custo tem de vir de algum lado. Notícias vindas hoje a lume confrontam-nos com esta realidade. Ao que parece num fornecedor do grupo inditex (Zara, Pull & Bear, etc.) foi descoberto trabalho semi-escravo. A inditex já se veio retratar e que vai a correr colaborar com as autoridades brasileiras e que vai ter mais cuidado a escolher os parceiros e o diabo a sete. Acontece que este filme já foi visto, nomeadamente noutras multinacionais do vestuário e calçado (por sinal  não tão baratas), e continuará a ser visto enquanto a pressão da procura por parte dos consumidores ocidentais se for repercutindo ao longo da cadeia de abastecimento até chegar à mão-de-obra terceiro-mundista. Por muita indignação que, posteriormente, notícias destas a verdade é que é assim que funciona a engrenagem do mundo tal o conhecemos. Como dizia o Adam Smith, não há almoços grátis, mas há muita, muita hipocrisia. A próxima vez que encontrar roupinha baratucha lembre-se das condições em que foi produzida. A próxima vez que entrar numa "loja dos chineses", tente imaginar as condições em que os artigos baratuchos lá encontrados foram produzidos. A próxima vez que se queixar do comércio que fecha aos domingos e feriados, ao contrário dos "chineses", lembre-se que o próximo a ficar sem descanso pode ser você. A próxima vez que ouvir um Presidente da República ou um ministro da economia falar em conter os custos do factor trabalho lembre-se que Portugal tem um perfil de exportações que assenta na parte mais baixa da cadeia de valor e pense que o que na realidade o que estão a dizer é que você devia ganhar o mesmo que  estão a ganhar o chinês ou boliviano equivalente.

Cordialmente,

JA de VCG e S

sábado, 6 de agosto de 2011

enquanto dormias

De regresso às palavras, e mais especificamente às palavras com sentido e não às palavras sentidas (não que estas não sejam sentidas, mas são mais racionais.. ora, vocês percebem).
Depois de umas férias ocupadas entre festivais de música, viagens de avião à capital de nuestros hermanos e viagens de carro eixo Santo Aleixo - Lisboa - Praia das Maçãs, onde não dei ouvidos nem olhos a notícias e desnotícias, reparei que pouco tinha mudado, vejamos:
1. Os combustíveis continuam a subir
2. Os impostos subiram, directamente ao subsídio de natal
3. A assembleia vai de férias
4. Os argumentos da nova oposição são os mesmos da antiga oposição
5. As caras novas da Assembleia são poucas
6. A NOVIDADE: o BPN foi vendido (hurrah)
7. momento WTF: vendido por tuta e meia, e o Estado (eu e restantes concidadãos) paga as custas de 1\2 dos trabalhadores que serão despedidos
8. O Comander & Chief do BIC é o Mirra Amarral... AAAHHHH, nada de novo, então.

Bem, entre o ponto 5 e 8 assustei-me, mas depois reparei que afinal de contas, neste país dos 3 F continua tudo na mesma.
Meu rico Portugal e portugalidade, o 5º Império nunca será cumprido, Oh Pessoa!

Injustiças

Li algures esta semana que os presos em Itália não poderão continuar a usar roupas de marca, tipo Versace ou Giorgio Armani. Curioso igualmente a primeira frase dessa notícia que dizia qualquer coisa como "ataque aos direitos humanos nas prisões em Itália" seguido umas linhas abaixo da expressão de indignação de uma esposa que alegava que o marido teria que andar de cuecas na prisão porque só tem roupa de marca nas gavetas.
Depois de dias de reflexão, confesso que não consigo perceber onde está a violação dos direitos humanos....

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fátima, Futebol, Fado

Passados quase 40 anos da instauração de um regíme democrático no nosso país, devo confessar que me faz alguma espécie que, quando temos algum assomo patriótico seja a esta troika bafienta que recorremos para exaltar o amor-próprio pátrio. O exemplo mais recente é o videozinho abaixo. 


Obra de uma agência de comunicação não identificada (pelo menos que eu saiba) e na linha de um outro video que à tempos surgiu para tentar meter na linha os sacanas dos finlandeses que andavam a querer lixar a malta, este agora, em mais um assomo de patriotismo neo-indignado propôe-se mandar a Moody's à Moody, dando a conhecer a esses energumenos do rating que Portugal tem muita e boa coisa de que se pode orgulhar, desafiando, à má fila, os senhores do rating a atribuir um dito cujo rating a tudo de bom que Portugal possui. E pergunto eu: Que tem assim Portugal de tão especial que possa atirar à cara desses gringo? Nem mais nem menos do que a serenidade de Fátima, altar do mundo, o carisma sensual de Mourinho, o gajo especial de corrida e, last but not least, a Srª Dª Amália, coitadinha, que já depois de falecida se tem que prestar a estes preparos.

Não sei se sou só eu, mas isto soa-me tanto a patriotismo bacoco scolariano que tresanda. Já sei que falar coisas como estas me traz muitos epítetos, dos quais "antí-patriótico" é o mais simpático. Não me importo, prefiro ser patriota da maneira mais difícil, sem bandeirinha na janela, mas com o país no coração.

Como disse desconheço a agência responsável, mas seja lá quem for deve ter mais cuidado com os criativos que emprega, é que qualquer dia arrisca-se a ter um processo por plágio metido pelos descendentes de António Ferro.

É tudo

J.A. de VCG e S.